Hipnose
Suas crenças não são feitas de realidade. A sua realidade que é feita de crenças.
Richard Bandler
Há muito tempo a hipnose é utilizada pelo ser humano, ao contrário do que muitos pensam ela não possui nada de extraordinário, nada de sobrenatural ou milagroso. Seu lado mais famoso é a hipnose de palco, onde hipnólogos apresentam algumas brincadeira a fim de divertir o público.
Por outro lado, a hipnose é método muito utilizado por médicos, odontólogos, psiquiatras e terapeutas. Conhecida como hipnose clínica, ela é utilizada como ferramenta para o tratamento de várias doenças, no auxílio ao parto sem dor, na substituição de anestesia, no tratamento da depressão, como auxílio para parar de fumar e beber, motivacional, forense, entre outras.
Segundo o estudo realizado e publicado na American Health Magazine pelo Psicólogo e Ph.D Alfred A. Barrios , sobre a recuperação de pacientes com depressão em diferentes técnicas, temos:
Psicanálise 38% de recuperação após 600 sessões;
Terapia comportamental 72% de recuperação após 22 sessões;
Hipnoterapia 93% de recuperação após 6 sessões.
- Talvez você goste também de:
Utilizada desde a antiguidade por inúmeras tribos, médicos e entusiastas, foi deixada de lado pela medicina com o advento dos fármacos e o crescimento desta indústria. No entanto ainda há espalhados no mundo todo, cientistas e médicos sérios que a estudam dada a veracidade de seus benefícios.
Uma prova da confiabilidade que a hipnose adquiriu é a utilização dela pela polícia forense, o estado do Paraná e de São Paulo são pioneiros no Brasil na utilização das técnicas de regressão com vítimas e testemunhas para obter o retrato falado, ou alguns dados que o consciente destes não percebeu no momento, mas que ficou gravado em seus inconscientes.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a utilização da hipnose para tratamentos de diversas doenças, pois ela promove melhoria no estado de saúde física e mental. Em 2010 a Universidade de Stanford lançou um estudo científico onde a hipnose atenuou o sofrimento de 124 mulheres estudadas com câncer de mama. Já a Universidade da Califórnia em um estudo com fumantes chegou a verificar que o grupo tratado com hipnose obteve 50% melhor resultado do que os demais.
No Brasil alguns hospitais como Hospital das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto, A. C Camargo e São Camilo utilizam técnicas de hipnose para o tratamento de seus pacientes. Entre os pacientes tratados, estão os com TPM, com fibromialgia, preparatório para cirurgias na melhoria da cicatrização e controle do sangramento, além da substituição de anestésico, e no tratamento de dermatite atópica.
Na Espanha a Clínica de Hipnose Elite vem realizando com sucesso mais de 500 cirurgias de redução do estômago através da hipnose apenas sugerindo ao paciente que a mesma foi realmente realizada, sem que está não tenha sido feita fisicamente. O The Wall Street Jounal publicou um estudo realizado na Suécia onde pacientes tratados da síndrome do intestino irritável 40 % destes tiveram seus sintomas aliviados, contra apenas 12 % dos não tratados pela técnica.
Recentemente a Duquesa de Cambridge e esposa do príncipe Willian, Kate Middleton utilizou de técnicas de hipnose para realizar o seu parto, amenizando assim as dores do parto natural. A cantora Adele também se rendeu a utilização de hipnose para diminuir sua ansiedade ao participar do Oscar com sua música Skyfall. Já o ator Brad Pitt consegui largar de vez o cigarro com a ajuda de sessões de hipnose.
A hipnose é um processo tão natural que por diversas vezes ao dia passamos por momentos hipnóticos e não nos damos conta. O simples fato de dirigirmos no caminho pra casa e nos perdemos em pensamentos, ao percebermos já estamos em casa. Hipnose é um estado de concentração alterado, onde nosso foco se encontra em uma determinado objeto (reloginho balançando) ou uma música, imagem, enfim nossa total concentração em algo. Este fato auxilia a terapia pela hipnose (hipnoterapia), pois em estado de concentração alterado o hipnólogo consegue através de palavras chaves introduzir subliminarmente no inconsciente do paciente os gatilhos para o condicionamento que se deseja.
Apenas o ceticismo separa você de sua cura ou alivio da dor, a ciência mais do que comprovou a existência de placebos utilizados na medicina com resultados fantásticos, eles são a maior prova de que nossa mente age da forma que queremos, assim se a focarmos na busca pela saúde é isso que iremos ter, caso contrário iremos adoecer cada vez mais.
Quer entender melhor o que o desenho explica? Agende seu atendimento e verá como a hipnose é simples, natural e sem contraindicações!
Apesar de ser uma técnica fantástica, ela de forma alguma poderá substituir a medicina moderna, ela servirá apenas como um complemento e como uma ferramenta que lhe trará maior conforto durante os tratamentos, mas diferentemente da medicina ela alcança o a causa de algumas doenças, levando ao um tratamento mais eficaz.
Saiba mais…
Se quiser saber mais, você pode acessar meu blog onde eu tenho diversos textos sobre hipnose.
Para tratamento, basta me chamar no whats , ou você pode agendar diretamente pelo meu site o seu atendimento
Hipnólogo Fabiano Amorim
Hipnólogo/Hipnoterapeuta – Florianópolis, Brasil e Portugal.