HIPNOSE É CAUSADA PELO PODER DO HIPNOTIZADOR?
- O hipnotizador deve ter conhecimento das técnicas utilizadas e ser qualificado para que possa levar, naturalmente, o hipnotizado ao transe. Para que isso ocorra, no entanto, deve haver confiança do hipnotizado para com seu hipnotizador, o que chamamos de rapport.
O HIPNOTIZADOR CONTROLA O DESEJO DO PACIENTE?
- Durante a hipnose há o que chamamos de estado de vigília, quando o hipnotizado é protegido pelo seu inconsciente de fazer aquilo que não deseja. Caso o faça, é porque julgou inofensivo ou porque considera que aquela ação poderá ajudá-lo. O hipnotizador não controla esses desejos do paciente.
A HIPNOSE É PREJUDICIAL À SAÚDE?
- De maneira alguma. A hipnose é inclusive recomendada por importantes instituições como a Organização Mundial de Saúde. A única contraindicação é a sua utilização por pessoas não capacitadas e pessoas mal-intencionada. Por isso, procure sempre um profissional.
PODE-SE TORNAR DEPENDENTE DA HIPNOSE?
- Não! Por se tratar de um processo natural, a necessidade de tratamento vai deixando de existir a medida em que a pessoa vai encontrando a cura e conforto para suas aflições.
A PESSOA PODE NÃO VOLTAR DO TRANSE, FICAR PRESA NELE?
- Não. O transe, mesmo que profundo, leva a um estado natural de sono fisiológico que será cessado quando o paciente quiser ou quando chegar o momento natural de acordar.
O SONO É A HIPNOSE?
- A hipnose não é igual ao sono. É um estágio anterior, quando estamos com certo grau de consciência e podemos responder a comandos. Apesar de ser parecido do ponto de vista físico, a pessoa continua em estado de alerta, porém relaxada.
A PESSOA FICA INCONSCIENTE EM TRANSE?
- A hipnose é um estado de atenção focalizada, não necessariamente o hipnotizado estará inconsciente, podendo, em casos de transe profundo, ocorrer a amnésia total devido ao desligamento de seu estado de vigília.
HIPNOSE É TERAPIA?
- É uma técnica terapêutica utilizada para o tratamento de doenças psicossomáticas, traumas, entre outras, mas somente quando usada para este fim, a exemplo da hipnose clínica.
REGRESSÃO É HIPNOSE?
- Pode haver regressão na utilização de técnicas de hipnose, no entanto é válido lembrar que a cultura, religiosidade e outros fatores podem levar o hipnotizado a uma fantasia ao invés de uma memória real. Mas sim, com o uso correto de técnicas hipnótica é possível chegarmos a lembranças muito antigas de nossa vida, até mesmo de quando éramos recém-nascidos.
SUA DÚVIDA SOBRE HIPNOSE É SABER QUE HÁ ALGUM PERIGO ENVOLVIDO DURANTE AS APLICAÇÕES?
- Somente quando aplicada por pessoas despreparadas e para fins não terapêuticos. Procure sempre um profissional.
A HIPNOSE REALIZA MILAGRES?
- Não há milagres na hipnose, e somente com a total confiança do hipnotizado no hipnotizador é possível ocorrer hipnose. Algumas pessoas chamam de fé, outras de pensamento positivo, e alguns dizem que basta querermos, mas através das técnicas de hipnose podemos chegar mais facilmente ao inconsciente e “moldá-lo” a hábitos saudáveis.
A HIPNOSE SIGNIFICA INCONSCIÊNCIA?
- Não. Pelo fato de haver casos de transe profundo e, assim, ocorrer amnésia, muitas pessoas creem que estavam inconscientes, mas a verdade é que, mesmo nesses casos, o paciente fica consciente durante todo o processo.
O HIPNOTIZADO REVELARÁ SEUS SEGREDOS?
- O hipnotizado eventualmente revelará ao hipnotizador somente aquilo que julgar necessário. O hipnotizado jamais fica à mercê do hipnotizador a ponto de revelar algo que não queira.
A HIPNOSE DEBILITA A MENTE?
- Pelo contrário! A hipnose reabilita a energia do hipnotizado, suaviza os sentimentos deixando a mente mais livre e leve. Importante dizer ainda que a hipnose possui técnicas de relaxamento que, por si só, já são uma importante ajuda mental.
TEM MAIS ALGUMA DÚVIDA?
- Acesse o “Fale com o Hipnólogo”, tire suas dúvidas e saiba como a hipnose pode lhe ajudar a ter uma vida melhor